Quer saber porque o marketing digital é mais eficiente que o marketing tradicional? Esse post é para você.

Aqui eu irei lhe mostrar o porquê investir no marketing digital é tão importante para a sua empresa, caso deseje se destacar dos concorrentes.

Vamos lá?

#1 – Presença mais forte na internet:

Atualmente, sempre que alguém tem dúvida sobre algum produto, empresa ou serviço, ela busca no Google.

Muitas compras por impulso são feitas porque a pessoa viu um post com uma imagem convidativa no Facebook ou no Instagram.

Por que? Porque o Google e o Facebook são o maiores banco de dados do mundo.

Quando você investe no Marketing Digital você contribui para que a sua empresa apareça nos buscadores e tenha maiores chances de ser encontrada, reduzindo assim o seu custo para conquistar mais clientes.

Ter presença online hoje é fundamental, principalmente porque se ele procurar por sua empresa e não encontrar, ele entrará em contato com outra empresa que esteja disponível.

#2 – Marketing digital é mais interativo:

Outra vantagem que o Marketing Digital tem sobre o Marketing Tradicional é a facilidade de conseguir interagir com o público.

Com o avanço da tecnologia, o relacionamento da empresa com o cliente passou a ser tão importante quanto o produto ou serviço que ela entrega. As pessoas valorizam a jornada de compra.

Quando a sua empresa produz conteúdo de qualidade e impulsiona através de campanhas, os consumidores começam a interagir com ela, compartilhando e curtindo, e isso aumenta o engajamento da sua marca com o cliente.

#3 – Custo-benefício:

Investir no Marketing Digital é muito mais barato do que investir no Marketing Tradicional. Além disso o retorno que você recebe com as estratégias implantadas é maior.

Uma estratégia de Marketing Digital muito utilizada e barata é o Inbound Marketing, onde o objetivo é ganhar a atenção das pessoas, mas sem ser invasivo.

#4 – Alta segmentação:

Outra vantagem do Marketing Digital que o Marketing Tradicional não tem é a capacidade de segmentar o público, ou seja, encontrar a sua persona com maior exatidão.

O Marketing Tradicional se utiliza de muitos recursos financeiros para desenvolver campanhas em “massa” para atingir uma grande quantidade de pessoas, porém, não é específico a persona (público alvo).

Já o Marketing Digital permite que você consega desenvolver campanhas para o seu público específico, atingindo exatamente as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.

Alguns dados importantes de segmentação do seu público é:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Profissão;
  • Interesses;
  • Localização;
  • Dúvidas;
  • Comportamentos (por onde acessam as informações).

Isso são dados dos mais simples que o Marketing Digital pode encontrar para você.

Portanto, não tem como negar que a segmentação dessa ferramenta pode trazer muitas vantagens a mais que o Marketing Tradicional.

#5 – Conseguir novos clientes:

No Marketing Tradicional para que você consiga novos clientes, você precisa ter uma atuação mais ativa, realizando telemarketing, venda porta a porta, entre outros.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Business2Community, com esse método, para que você realize UMA VENDA é necessário PELO MENOS, OITO TENTATIVAS.

Nesse caso, é muito tempo desperdiçado para conseguir apenas UMA VENDA.

Mas, por que os resultados são tão ruins se comparado ao Marketing Digital?

Porque essas abordagens são realizadas de maneira fria, ou seja, a sua marca não criou nenhum vínculo com a pessoa abordada no momento de oferecer a compra.

Já com o Marketing Digital, você consegue acompanhar o cliente até o momento em que ele esteja pronto para receber a oferta de um produto ou serviço.

Isso quer dizer que aqui, o “tiro é certeiro”.

#6 – Ele alcança o mundo:

Através do Marketing Digital você tem a chance de alcançar o mundo inteiro com a sua campanha, se é isso que deseja.

Isso quer dizer que, ao contrário do Marketing Tradicional, você não irá se prender em jornais, rádio, televisão ou outdoors, que além de limitadas, são bem caras.

Isso acontece porque ao utilizar o Marketing Digital, através de um clique você consegue enviar o seu produto para os quatro cantos do mundo (se for esse seu objetivo).

#7 – Você monitora os seus resultados:

Todo bom desempenho de uma empresa tem por trás uma companhia criativa, porém, um erro muito comum que as empresas cometem é ir pela intuição dos resultados, do que pelo resultado, de fato.

Com tanta gente vendendo para a mesma persona que a sua, você precisa ter uma maior previsibilidade dos seus resultados, e essa é uma grande vantagem desse tipo de marketing.

Portanto, através das métricas do Marketing Digital, você consegue verificar em tempo real o que está dando certo e o que está dando errado na sua campanha e o que pode ser feito para melhorar.

Você não precisa gastar todo o seu dinheiro investimento em uma campanha que está dando errado para no final verificar os resultados, você consegue fazer isso com ela em andamento e melhorar os números no decorrer dos dias.

Depois desse post, tenho certeza que você tem tudo o que precisa para começar a investir no Marketing Digital e repensar sobre a sua atuação no Marketing Tradicional.

Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, nos chame pelo Whats.

Grande abraço e até o próximo post.